• Casal 80x80cm

Nasci em Lisboa e cresci em Santarém, regressei à capital onde fiz o ensino secundário e o curso de arquitectura. Fiz Erasmus em Milão e  vivi 7 anos em Barcelona. Em 2016 voltei a Lisboa e sou agora um sortudo pai de família. A pintura é hoje a maior de várias paixões artísticas. O meu percurso profissional dentro das industrias criativas foi muito diverso. Hoje faço vários tipos de trabalhos nos campos do design gráfico, arquitectura, modelos tri-dimensionais virtuais, impressão 3D e estampagem têxtil.

Trabalho a partir de fotografias e cobro por tamanho de tela e número de pessoas retratadas. A pintura é intuitiva, mas recebo todo o tipo de solicitações de clientes para que possa entregar uma obra de arte que se ajuste aos seus desejos particulares.
O meu objectivo é criar objectos artísticos que falem directamente com os usufrutuários, sem a necessidade de interpretação ou comunicação verbal. Os meus quadros destinam-se a espelhar um momento que é especial para alguém, capturado por um processo espontâneo com pinceladas de tinta acrílica geralmente coloridas.

Para mim cada pintura é sempre uma incógnita até ao momento em que está terminada. A motivação que faz avançar é o próprio processo de descoberta em cada pincelada, a cada gesto. Os retratos caracterizam-se por uma impulsividade sem aparente reflexão consciente, e revelam um estilo emergente da dinâmica do momento. Cada quadro é uma procura constante de captura dos traços essenciais e imprevistos da realidade percepcionada, que, apesar de aparentemente invisíveis, estão sempre presentes.

O desafio de conquistar a realidade imediata de forma impulsiva e espontânea permite ao observador sentir palpavelmente o movimento embutido na tela. A pintura desenvolve-se sem ser planeada ou cultivada e sem cuidados especiais, emergindo por si só. A composição do trabalho e os contornos de cor não são provocados, mas sim descobertos, revelando assim flexibilidade para lidar com circunstâncias imprevistas.

Muito obrigado pelo interesse, cumprimentos,

Tomás

Close Menu